quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Vacina contra Febre Amarela

                                 Figura 1- mosquito vetor da febre amarela

   
fonte: página do site só biologia¹.


    Vacina
A vacina contra febre amarela é constituída de vírus vivos atenuados, apresentada sob a forma liofilizada em frasco de múltiplas doses, acompanhada de diluente (soro fisiológico).

Como é aplicada?
   Por injeção subcutânea (sob a pele) na parte superior do braço (músculo
Deltóide). Uma dose, com reforço a cada dez anos.

Quem deve tomar?
  A partir de seis meses de idade nas áreas endêmicas (onde há casos humanos). Nas regiões onde há casos de febre amarela entre macacos (áreas enzoóticas ou epizoóticas), mas não em seres humanos, a vacina é utilizada a partir dos nove meses, simultaneamente com a vacina contra o sarampo. A vacina deve ser dada
ainda a todas as pessoas que pretenderem viajar para locais onde a febre
amarela é endêmica. Veja, no mapa ao lado, os estados onde a vacinação contra
a febre amarela é indicada.

    Quando é preciso tomar?
  A qualquer momento. A vacina protege o organismo por apenas dez anos. Portanto, é necessário tomar uma nova dose da vacina a cada dez anos. Pessoas que vão viajar para áreas endêmicas devem tomar a vacina dez dias antes da viagem.

   Quais os benefícios da vacina?
  Proteção contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. O Aedes aegypti pode transmitir a febre amarela, causando a febre amarela urbana, o que, desde 1942, não ocorre no Brasil. A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela silvestre, que é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, em regiões fora das cidades. É uma doença grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.

Eventos adversos mais comuns
Dor local, cefaléia e febre.

 Contra-indicações
  As estabelecidas nas contra-indicações gerais para as vacinas de vírus vivos atenuados e alergia anafilática ao ovo.

Conservação e validade
  Conservar entre +2ºC e +8ºC. Após a diluição, utilizar no prazo máximo de 4 horas, mantendo-se a conservação na temperatura citada acima. O prazo de validade é indicado pelo fabricante e deve ser respeitado rigorosamente.


Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf
https://docs.google.com/viewera=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxzYWJlcnZpdmVycGFyYWNyZXNjZXJ8Z3g6NmEzNGUzMDc4NjBjZTcyMQ

1- Disponível em:
<http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua12.php> Acesso em 6 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário